Gramado e Canela, uma cidade cheia de atrações.

Partindo da Pousada das Sequóias, você está a 3 km do Morro Pelado, uma das vistas mais bonitas da região, avistando o Vale do Quilombo, que circunda Canela e Gramado. São mais de 180 graus de visão, do paraíso.

Em direção ao lado da região da antiga colônia de Canela estão vários atrativos, como o Parque Estação Verde, onde é possível percorrer trilhas passar por uma ponte pencil, realizar passeios a cavalo, e para as crianças um passeio de mini jipe. Parceiro da Pousada das Sequoias este parque oferece desconto com o cartão Hóspede Vip.

Após chegar ao Alpen Park, parceiro da Pousada das Sequóias, onde você recebe descontos nos atrativos, que são muito diversificados: o principal é o passeio de trenó, com capacidade para dois lugares. Outra atração imperdível é o primeiro cinema 4 D do RS. Se você gosta de aventura os passeios de quadriciclo é uma das alternativas, além da torre de rapel e da pista de arvorismo e a tirolesa. A vista para o vale, e pequenos atrativos, complementa a relação das atividades do Alpen Park. E a nova atração uma montanha russa.

Mais 3 km e você chega a Vinícola Jolimont, a mais tradicional da região, com vinhos tradicionais e a novidade, os espumantes, para você experimentar e conhecer os processos de fabricação.

Um pouco mais adiante você encontra o Alambique Flor da Serra e suas cachaças. Ainda neste caminho uma vinícola mais recente, que é a Granja da Telha.

Para os amantes da aventura neste caminho é a direção do Parque das Corredeiras, onde é realizado o Rafting, porém recomendamos que você contrate a JM Rafting, também parceira da Pousada das Sequóias, que busca você na pousada e os leva para o passeio nas corredeiras do Rio Paranhana.

Partindo da Pousada das Sequóias em direção ao centro de Canela, junto ao Parque do Lago, local para caminhadas, está a Flammi Mundo da Vela, uma fábrica de velas artesanais esculpidas, também parceira da Pousada.

Logo à frente, você chega a Catedral de Pedra, a Igreja Nossa Senhora de Lourdes, construída em estilo gótico inglês, com sua torre de 65 metros. No centro da cidade temos a praça central, João Correa, com uma pequena feira de artesanato, e também ao lado da Casa do Artesão, no antigo prédio da Estação Férrea de Canela, onde está a Central de Informações.

Junto a Praça João Correa está o Teatro Municipal, e ao lado está o multipalco, em frente à casa do Papai Noel, quando do Sonho de Natal, evento que acontece no final do ano. No outro lado da rua está a Casa de Pedra, prédio histórico que já abrigou a Associação Rural, a Prefeitura da cidade e hoje tem uma sala de teatro, também usada como cinema.

Nesta rua, a Osvaldo Aranha, logo após, está o principal comércio voltado para o Turismo, e uma série de opções gastronômicas.

Indo em direção à saída para Gramado, a frente tem uma rótula, onde deve-se dobrar a direita ao principal atrativo turístico de Canela, a Cascata do Caracol, com queda de 130 metros de altura dentro do Parque do Caracol, que está a 7 km do centro da cidade.

Nesta direção encontra o Parque Terra Mágica Florybal, em que você tem vários cenários como o mundo do chocolate, os dinossauros, os gnomos, diversos animais, entre outros.

Quase em frente você verá o Parque do Pinheiro Grosso, onde o principal atrativo é uma araucária com aproximadamente 700 anos, com quase 50 metros de altura e perto de 3 metros de diâmetro. Passará pelo Castelinho do Caracol, um museu da colonização alemã, com uma casa de chá em que a especialidade da casa, o Apfelstrudel, uma gostosa torta de maçã servida com nata.

Chegando ao Parque do Caracol, você pode ir até o mirante principal para ver a cascata, em seu ângulo tradicional. Você pode visitar o observatório ecológico, que através de um elevador chegará a um nível que verá a copa das árvores, e uma vista diferenciada da cascata. As trilhas levam você até o arroio anterior à cascata. Quem ainda prefere ângulos diferenciados, pode ir até a base da cascata através de uma escadaria, que sugiro apenas para aqueles com preparo físico, ou seja, não recomendamos para sedentários, devido ao esforço ser sempre no mesmo local, a panturrilha (batata) da perna que pode ficar doendo no dia seguinte. No parque também o trenzinho infantil, a lancheria, o restaurante e uma série de lojinhas com artesanatos.

Entre o Parque do Caracol e o Parque da Ferradura, em torno de 6 km, está o Caminho das Graças com uma série de capelinhas com santos. Neste caminho também uma igrejinha muito pitoresca, ao estilo de nossa Catedral de Pedra. Em frente uma loja de artesanatos muito interessante.

Ao chegar ao Parque da Ferradura, você pode ir até a parte superior com mirantes para ver o Vale da Ferradura, onde o rio faz uma curvatura com o formato de ferradura, daí o nome do local. Também se avista o arroio caçador e a uma bela cascata. Pode-se andar pelas trilhas e chegar até a beira do rio, passando ao lado da cascata. A dica é retornar a trilha em direção a entrada do parque (pórtico), mesmo sendo esta trilha mais extensa, ela é menos íngreme, portanto menos cansativa.

Se no trevo da entrada da cidade seguir em direção a Gramado, você chegará ao Mundo a Vapor, onde tem um trem tombado, referindo a um antigo acidente, que aconteceu na Europa. Dentro do atrativo, uma série de miniaturas de processos industriais com movimentação a vapor, por exemplo, uma siderúrgica, olaria, serraria, entre outras. Quase em frente está o Museu da Moda, uma criação da estilista Milka, que após uma criteriosa pesquisa, retrata várias sequências de vestimentas com o passar do tempo.

No retorno em direção ao centro de Canela, ainda pode-se ir para o lado direito em direção ao Parque Laje de Pedra, onde tem um belo condomínio residencial, que possui um parador ao lado e um grande hotel, para apreciar a vista do mesmo vale que circunda a cidade, o Vale do Quilombo.

Outro roteiro que pode-se visitar é em direção a saída da cidade em direção a São Francisco de Paula. Neste roteiro um imponente prédio, como a representação de um farol, onde tem a Cervejaria do Farol.

Mais adiante chega-se ao trevo onde a direita se encontra o local onde está a Nossa Senhora do Caravaggio, local onde será construído um santuário, que em maio acontece a festa tradicional a esta santa, a comemoração religiosa maior de nossa paróquia.

Se no trevo optar por ir para a esquerda, você irá em direção ao Parque Fazenda da Serra, onde mostra-se os hábitos gaúchos e um local com piscinas.

Nesta estrada, a 11 km do trevo está o Parque da Cachoeira, junto à ponte antiga, construída em ferro, no local também conhecido como Passo do Inferno. Neste parque atividades de aventura como tirolesa, pêndulo na ponte, e piscinas naturais, muito usadas no verão.